sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ahmadinejad: “O Irã é a única chance de sucesso que Obama ainda pode tentar”

.

Al-ManarTV, Beirute

O presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad disse ontem que o Irã é a única chance de sucesso que restou ao presidente Barack Obama dos EUA, depois dos revezes que Washington sofreu nos vizinhos Iraque e Afeganistão. Ahmadinejad informou que enviou carta a Obama, cujo conteúdo será divulgado em futuro próximo.

“O Irã”, disse o presidente Ahmadinejad, “foi a última chance” que restou, para que Obama tente cumprir sua promessa-slogan de “mudança”. “Que fórmula o presidente dos EUA poderia propor, para obter algum progresso real na Palestina, que pudesse ser apresentada como vitória para ele e fortalecesse sua posição dentro dos EUA?” perguntou o presidente Ahmadinejad.

“Os EUA não podem fazer coisa alguma no Iraque ou no Afeganistão, porque a situação está tão difícil e tão complicada que o presidente não consegue criar qualquer possibilidade tangível de mudança que possa ser apresentada como uma vitória” – nos termos divulgados pela Agência iraniana de notícias, citando o presidente.

Ahmadinejad observou que Obama não conseguirá fazer melhorar a economia dos EUA por milagre. “Só restou um modo pelo qual Obama ainda pode dizer ao mundo que provocou mudança: é o Irã” – disse o presidente.

Ahmadinejad repetiu que é hora de o presidente Obama desistir de ameaçar o Irã: “Acabou o tempo em que os EUA ainda podiam acreditar que podiam prejudicar o Irã. Graças a Deus, já ninguém tem poder para prejudicar o Irã” – disse o presidente. Ahmadinejad acrescentou que o Irã não deseja confrontação e busca exclusivamente o direito de cooperar e negociar com outros países.

O presidente informou também que enviara carta ao secretário-geral da ONU Ban ki-Moon com pedido de que “se instale comissão independente de investigação sobre os ataques de 11/9 contra os EUA”. “Os ataques jamais foram devidamente investigados, tudo foi encoberto. Por isso, ninguém conhece a verdade. Mas os ataques foram usados como pretexto para que os EUA atacassem, até agora, dois países” [o Iraque e o Afeganistão].

Ahmadinejad insistiu que a ONU deve criar aquela comissão de investigação, atitude que os países da Região aprovariam, para investigar o que aconteceu, quais os responsáveis pelos ataques, para que sejam expostos. “Todas as nações Regionais cuidariam de pegá-los pelo pescoço e dar-lhes o castigo que merecem.”

O artigo original, em inglês, pode ser lido em:

http://www.almanar.com.lb/NewsSite/NewsDetails.aspx?id=133510&language=en

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

.

Nenhum comentário: