sábado, 8 de maio de 2010

Alagoas: Deputados taturanas podem ser afastados novamente da Assembleia Legislativa

.


Taturana: Deputados devem ser novamente afastados

Cada Minuto

Diante da eleição que se aproxima, uma preocupação começa perturbar os deputados envolvidos na Operação Taturana, que investigou um esquema de desvio de verbas na Assembléia Legislativa de Alagoas envolvendo 12 deputados e funcionários do local. No total, R$ 300 milhões foram desviados.

O juiz Gustavo Lima retorna ao caso e pode novamente pedir o afastamento, já que o retorno dos deputados aconteceu após uma decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a liminar que afastava os parlamentares.

Atualmente seis ações estão tramitando no Supremo Tribunal Federal, sendo que cinco delas são civis públicas e uma cautelar que pede o afastamento dos envolvidos. Para Gustavo Lima, toda documentação dos processos devem retornar nos próximos dias já que a relatora realizou a leitura em plenário.

"Os deputados só retornaram após uma decisão monocrática do Ministro Gilmar Mendes, Agora voltando ao processo, vou analisar se concordo ou não com a decisão do ministro", explicou Gustavo Lima.

O acórdão do supremo já foi publicado, na terça-feira (04) e o magistrado espera ter acesso novamente aos processos para recomeçar os trabalhos. "O primeiro que vou analisar é a cautelar, por isso não descarto a possibilidade de afastamentos dos deputados acusados", destacou Lima.

Taturanas

Eram aproximadamente cinco horas da manhã do dia 06 de dezembro de 2007, fazia pouco tempo que a Polícia Federal estava sob nova coordenação e o que parecia ser uma quinta-feira qualquer era na verdade o início de um novo capítulo na história recente de Alagoas

Já na primeira coletiva, o superintendente José Pinto de Luna e o delegado responsável pela operação Janderlier Gomes, começaram a explicar que as investigações apontam desvio de R$ 302 milhões dos cofres do Legislativo.

No final de março de 2008, em decisão inédita e histórica, Antonio Sapucaia determinou o afastamento do mandato de 10 deputados indiciados pela Operação Taturana. O Procurador Geral de Justiça Coaracy Fonseca e o desembargador Antonio Sapucaia passaram então a receber ameaças de morte.

O delegado Janderlier Gomes, em um trabalho desgastante, entregou o inquérito a Justiça, nele está contido, de acordo com a PF, provas irrefutáveis, gravações telefônicas, documentos , todas as comprovações necessárias sobre o esquema.

O inquérito, presidido pelo delegado Jandelyer Gomes, teve como resultado 10 indiciados, entre eles um conselheiro do Tribunal de Contas, 15 deputados, 11 ex-deputados, dois prefeitos, três secretários municipais, cinco candidatos nas últimas eleições, seis bancários, 30 funcionários da ALE e 10 familiares de políticos.

Ao todo são 13 volumes de inquérito policial, 94.325 páginas, 233 laudos produzidos, 399 pessoas ouvidas e 30 carros apreendidos.

Após Quinze meses de afastamento, oito deputados que tiveram seu afastamento decretado, dois já haviam retornado em Janeiro de 2009, retornaram aos cargos no dia 12 de julho deste ano após uma decisão do presidente do STF , Gilmar Mendes.

Os deputados Antonio Albuquerque, João Beltrão, Cícero Ferro, Arthur Lira, Nelito Gomes de Barros, Isnaldo Bulhões Junior, Dudu Albuquerque, Marcos Ferreira, Edival Gaia Filho e Maurício Tavares estão hoje na Assembléia Legislativa e todos são candidatos a reeleição em 2010


http://www.alagoasnanet.com.br/site/index.php?p=noticias_ver&id=1332
______________________________________

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

.

Nenhum comentário: