domingo, 30 de maio de 2010

O INVERSO DO JANJÃO BABÃO

.

Raul Longo
Foto: Jasmim Losso Arranz

Vocês sabem que tenho meus correspondentes que votam no Serra e, como principal colaborador, o Janjão Babão. O Janjão Babão se difere dos que são apenas eleitores do Serra, porque Janjão é o único militante de fato. Deve ser o último dos militantes demotucanos.

Os demais, vez em quando distribuem uma mentira, mas logo percebem que dessa forma estão mais é comprovando ao eleitorado brasileiro o quanto a candidatura do Serra se apoia em mentiras, ajudando a esclarecer quem é quem no cenário político brasileiro.

Ao serem ridicularizados em suas distribuições de piadinhas preconceituosas e sem graça, nos documentos falsificados, declarações falsas, fotos montadas em programas gráficos, denúncias vazias e acusações apócrifas, esses tucanos desaparecem por longo tempo, envergonhados. Só voltam a distribuir outra besteira quando lhes cai em mãos alguma mentira que acreditam convincente, piadinha que acreditam nova. Ao ver que novamente só eles acreditaram na mentira e ficaram rindo sozinhos de piada besta, outra vez se recolhem ao silêncio.

É um processo meio gago de raciocínio porque quando estão quase conseguindo pensar, escorregam e têm recaída. Algum dia talvez se convençam de que os grosseiros preconceitos e as mentiras que distribuem, só enganam a eles mesmos. Quem sabe se lá pelas eleições de 2042 consigam completar algum raciocínio e pensar por inteiro, projetar o futuro, evitar repetir erros passados.

Já o Janjão Babão jamais chegará a tanto, nem mesmo se ainda estiver vivo nas eleições de 2094. No entanto, entre os carrascos da ditadura, os roubos do Maluf, o canastrismo do Collor, a megalomania do FHC, a arrogância do Alckmin e a incompetência do Serra; é só trocar o babador que Janjão permanece sempre ativo, ferrenho, convicto em seu estupidez inquestionável.

Toda e qualquer mentira que lhe cai à frente, distribui com a convicção de que está contribuindo para a volta dos expedientes ilícitos que lhe garantiam dinheiro fácil no século passado.

Até tentei demonstrar ao Janjão que acabará enterrando a candidatura do Serra neste 2010 outra vez, da mesma forma que as mentiras por ele distribuídas ajudaram a enterrar o Alckmin em 2006, e o mesmo Serra e FHC em 2002. Mas Janjão não alcança, não consegue chegar a essa percepção.

Conclusão: enquanto Janjão baba, aí está o resultado no Data Folha que teve de fazer ridículo malabarismo para consertar as mentiras de suas pesquisas. Ou seja: não é só Janjão quem baba.

Mas o Otávio Frias não é meu correspondente, o Janjão é. Eu bem deveria agradecer a colaboração do Janjão pela insistência em me ajudar a demonstrar a debilidade intelectual do eleitorado demotucano, embora nada possa ser mais evidente num partido político que se alia a gente como o Arruda de Brasília, ou forma quadro com gente como o Leonel Pavan que governa Santa Catarina.

Assim mesmo, já que esse eleitorado é de tão difícil percepção, deveria mesmo é ser muito agradecido ao Janjão pela ajuda ao esclarecimento. Mas me enjoei dele. É atrasado demais!

Como fico sem jeito de descartá-lo, vou repartir com todos que também o queiram usar como exemplar típico da militância demotucana, para demonstrar de que mentalidade é feito o eleitor de José Serra.

A cada mentira que este arquétipo demotucanóide me enviar, repasso para vocês desmenti-lo a outros babões que por ventura lhes correspondam. No entanto, não posso ser injusto com meus demais correspondentes, afinal nem todos são tucanos e nem todos os tucanos são tão bobos quanto o Janjão. Aliás, muitos dos meus correspondentes tucanos têm reconhecido que com o Serra não vai ter jeito mesmo e já anunciam novo destino aos seus votos nestas eleições.

Claro que não votarão na Dilma, mas reconhecem em Marina Silva opção menos comprometedora do que José Serra.

Eu não tenho porque não votar na Dilma, mas compreendo a situação e concordo. Até porque se com a Marina o Brasil será uma incógnita; com Serra é uma certeza! Afinal, o que já deu errado em todos os cargos menos importantes que ocupou, evidentemente só pode dar ainda mais errado em cargo mais elevado.

Além disso, enquanto ministra, não houve nada que compromete-se a Marina: nada de máfia de ambulâncias, de vampiros, dengues e outros genéricos. Como ministra Marina conquistou respeito ao Brasil até na Europa e, como candidata, pelo menos não nos ridicularizou nem arrumou encrenca com nossos vizinhos no continente já de saída.

Marina não privatizou a Amazônia, Serra há muito já prometeu que vai privatizar a mãe! Não a dele que deve estar morta, mas a de nós todos e de nossos filhos que têm na Petrobrás e no Pré Sal o financiamento do nosso futuro.

Não é preciso ser mineiro para imitar o Aécio e já que a maioria de meus correspondentes tucanos estão evoluindo em suas intenções de voto, resolvi que devo aqui recompensá-los com o inverso do Janjão Babão, oferecendo algo dos que me correspondem com informações e comentários inteligentes, com conteúdo, atentos à realidade.

Entre estes, uma é a Janaína Ferreira que já esteve aqui em casa. Moça bonita, ativa, humana, bom astral. Janaína é design, muito criativa. Estudou em Milão, se expressa, e muito bem, em italiano. É capaz de ler em espanhol, além do português no qual o Janjão não se arrisca porque ler, no idioma que for, para ele é perda de tempo, embora babe a cada mentira em português sobre o governo que quebrou seus expedientes ilícitos para levantar dinheiro fácil. É limitado em sua compreensão funcional do que lê, mas quando consegue perceber ser algo contra o governo, já passa em frente sem se importar com o absurdo que contenha. Aliás, isso de conteúdo nunca foi o forte do Janjão. Nem o fraco. Simplesmente não é do seu interesse.

Voltando à Janaína, ela me apresentou pela internet à sua mãe, a Ana. Mulher admirável, com história de vida, dignidade. Coisas sem nenhum significado ou sentido para o Janjão.

Isso de formar um caráter é coisa muito séria, e Ana, sem dúvida, teve grande importância no que é Janaína, pessoa interessada e interessante. E mais confirmo isso agora, quando Janaína me apresenta um texto da irmã, a Natacha, que é Bio-Química e prefere assinar como Natacha Santos.

A Natacha é esse inverso do Janjão. Com o relato da Natacha que reproduzo abaixo(*), os recompenso pelas bobagens que repassarei e já repassei do Janjão, como ainda há pouco naquela grosseria intitulada “Mulheres de Chernobyl”.

Para me desculpar por aquilo, é que agora distribuo esse relato da Natacha sobre a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia. Vejam aí, que alento.

Se fico contente como alguns dos meus correspondentes tucanos que já anunciam que irão destinar seus votos para a Marina Silva, imaginem quanto não me foi gratificante ler o relato gostoso e alegre da Natacha.

É uma compensação às mentalidades mesquinhas e rasteiras que além de ganhar dinheiro fácil com expedientes ilícitos, não sabem fazer mais nada na vida e nem estão interessados em aprender.

Como dizia Freud, nossa esperança como espécie está nos que buscam desenvolver a inteligência. E a inteligência não necessita, não requer, não carece da mentira.

Leiam aí o que Natacha escreve sobre o que viu e testemunhou por estar presente. Natacha não baba as mentiras de outros e não há nada no que escreve a ser comparado com o que repassa o Janjão que se responsabiliza pelo que sequer é capaz de pensar e a informação que não tem. Aquela coisa do fofoqueiro que fala do que ouviu dizer, mas não faz menor ideia do que seja.

Só me refiro aqui ao Janjão Babão para destacar a diferença entre aquele Brasil que não têm noção alguma de si próprio, mas quer voltar ao poder; e Natacha que é a consciência do Brasil de hoje sobre o que esse país representa perante o mundo e futuro do seu povo.

Por que aquele velho e deficiente Brasil quer voltar ao poder, se foram um total fracasso de 500 anos? Sei lá eu! Deve ser para se encher de hambúrguer com muito catchup e cerveja choca. Tomar muita coca cola pra se orgulhar do tamanho do próprio arroto. Seria a volta do Brasil que baba pra mentir a si mesmo e mente babando subserviência em cima dos outros.

E Natacha, como vocês podem ver aí no que escreve, é o transparente e saudável Brasil do presente, se querendo futuro. O futuro que todos merecemos: mais alegre, inteligente e verdadeiro.

Confiram:

(*) Gente, Fui ontem a uma solenidade na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e os ministros e o Lula discursaram. Valeu por uma sessão de comédia no teatro. O Lula fala muito bem e estava inspiradíssimo, dei altas gargalhadas, quem dera eu tivesse bateria pra gravar o discurso... falou muito bem e foi muito aplaudido e mostrou que muito dinheiro foi investido e muita coisa foi feita. Eu já sabia porque o CNPq está no meio disso, mas vê-lo falando deu outra importância. Falou por quase uma hora, de improviso, e disse: "Se eu fosse um presidente com juízo, eu leria o discurso que está aqui", e mostrou um maço grosso de papel, "mas o Sérgio (ministro), se quiser publica esse texto depois em um jornal ou revista". Continuou: "Quando um governo faz seu serviço e vem discursar pra comunidade, se ele não fez nada, ele só tem uma folha em branco pra mostrar (e mostrou o verso vazio do papel); mas, se ele fez muita coisa, ele chega aqui com um discurso grosso que nem esse". Todo mundo aplaudindo e rindo...

Entre os trechos mais engraçados ele reclamou que o Ministro de C&T deu a ele uma luneta que não funciona, e disse que queria ver a lua cheia ao lado da D. Marisa, mas que presidente nunca tem tempo de ver a lua porque jogam ele num carro de vidros escuros, depois ele entra da garagem do palácio e já sai num quarto todo fechado "e acabou o mundo".

Depois disse que o ministro devia ter pegado uma luneta devolvida da escola (o MCT vai distribuir 22 mil lunetas para escolas públicas, em comemoração ao ano Internacional da Astronomia), que era pra evitar problemas com a oposição, porque "senão já iam querer fazer a CPI da luneta".

Reclamou dos EUA que redigiram os termos do acordo com o Irã e depois criticaram o acordo; reclamou da imprensa, que ficou torcendo contra o acordo e depois fez pouco caso quando o acordo saiu.

Falou que o ministro de C&T tava reclamando de um projeto que empacou no Planejamento por 8 meses e, faltando 4 dias para essa conferência, ele ligou pro Paulo Bernado e disse: "Sabe aquele projeto dos institutos de pesquisa do Sergio? Pois é, ele tá aqui reclamando que vocês não finalizam nunca. Semana que vem eu tenho uma conferência com os cientistas, e eles vão me cobrar isso. Então, o que vocês não fizeram em 8 meses, vão ter que fazer em 4 dias" (o decreto de criação dos institutos foi assinado lá na conferência na presença de todos).

Falou que aprendeu muito nas eleições que perdeu. Que recebeu tanto plano de governo que, se soubesse de tudo que estava ali, virava reitor de universidade de tão sabido que ia ficar.

Falou que quando o cara vira presidente "pensa" que tem poder, mas aí vem o pessoal do cerimonial e diz: "Presidente, essa cadeira não é sua, o senhor tem que sentar naquela ali". Aí vem o segurança e diz: "presidente, o senhor não pode ir por esse caminho, tem que ir por aquele".

Uma das partes que mais gostei foi quando ele falou da auto-estima do brasileiro que antes se achava menor que os outros países e que agora é a 13ª potência em artigos publicados, superando Holanda e Rússia. Falou da campanha do Ronaldo pela auto-estima e que o brasileiro tem que ter orgulho de seu país e de seu povo, e "chega desse negócio de se sentir inferior".

A cada uma dessas ele fazia cada cara e gesticulava tanto... Todo mundo dando gargalhadas, e era uma plateia de cientistas e pessoal ligado à Ciência, com no mínimo 50% de PhDs.

No final, todos aplaudiram longamente de pé. Pena que não pode ter 3° mandato pra eu votar nele de novo.

Teve muito mais, mas eu não lembro agora... Quem sabe alguém coloca o discurso na internet....

Bjo,
Natacha Santos

_________________________

Aí está, Natacha, a bem humorada fala do presidente Lula:




_________________________

*Raul Longo é jornalista, escritor e poeta. Ponta do Sambaqui, 2886
Floripa/SC. Colabora com esta nossa Agência Assaz Atroz


Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

.


Nenhum comentário: